Relacionamento abusivo é todo relacionamento que nos inibe, bloqueia, intimida e violenta. Pode ser entre pessoas do mesmo sexo, sexo diferente, de diferentes idades, etnias e culturas.
Normalmente a vítima demonstra uma dificuldade em se posicionar frente ao abusador, colocando seus pensamentos, ideias e sentimentos. É SE SENTIR TOLHIDO pela “verdade” ou pelo desejo do outro.
E por que algumas pessoas sentem dificuldades em se defender de abusos? Porque têm medo e são vários os fatores que geram medo: familiares, religiosos, dinheiro, inteligência, interesses etc.
Vamos entender cada um desses:
Familiares – Desde crianças aprendemos a nos ver pequenos e insignificantes frente aos adultos. Víamos os adultos através dos nossos olhos e sensações de impotência infantis, devido a firmeza, agressividade ou simplesmente porque seu tamanho assustava a criança. Por que? Porque a criança nasce indefesa, dependente e ignorante do meio que a cerca. É o adulto que a introduz, que a ensina e a domina e isso faz com que a criança veja os adultos como superpoderosos e super potentes. Isso gera uma fragilidade e um sentimento de incapacidade de lidar com o agressor.
Religiosos – Uma pessoa que tenha forte expressão numa determinada religião, passa poder e desde pequenos aprendemos a nos calar frente aos poderosos. Foi isso, indiretamente, que nossos pais nos ensinaram.
Dinheiro – O dinheiro sempre foi algo ligado ao poder. Se eu tenho dinheiro, as pessoas me olham com respeito. Dependendo da quantidade de dinheiro que temos influenciamos pessoas em diferentes círculos, comunidades e lugares. O abuso aqui independe de idade, religião, etnia ou qualquer outro critério. O dinheiro faz muita gente se calar e se submeter a atos de violências e abusos de várias formas, seja sexual, social, político etc.
Inteligência – A inteligência é um forte instrumento, seja para o bem, seja para o mau. A pessoa quando não tem um entendimento moral e ético desenvolvido não consegue respeitar os outros e usa a sua inteligência para manipular, seduzir, coibir, atormentar e destruir pessoas. Isso independe de idade, situação financeira, politica ou religiosa. Busca predominância através de sua capacidade intelectiva.
Interesses – Quando o interesse fala mais alto as pessoas perdem o bom senso e muitas vezes abusam, violentam e seduzem pessoas para conseguirem o que querem. Negociam, trapaceiam e colocam pessoas subjugadas a elas.
E como lidar com isso? Como devemos agir?
A primeira coisa é olhar para a pessoa e perceber que ela é um ser humano como você, não tem superpoderes. Que embora ela possa ser ardilosa, maldosa, violenta, astuta, ela é uma pessoa que tem algum tipo de sentimento e que também traz uma dor no fundo de sua alma. Que você pode se defender dela e de seu “encantamento”, que como uma víbora te atraiu para seus braços e a colocou como presa.
Você precisa se sentir forte e potente. Você não é mais uma criança e agora como adulto pode assumir a sua capacidade em se defender. Se achar que é difícil, mude de cidade, de país, não forneça seu tel. a ela e nem aos amigos dela, a bloqueie nas redes sociais, denuncie a polícia. Enfim, se torne invisível a ela e se reestruture emocionalmente para não atrair o mesmo tipo de pessoa na sua vida.
Por que se tornar invisível? Porque pessoas que abusam o fazem porque colocam o outro na posição de objeto e não de um ser desejante, não respeitando sentimentos, valores e escolhas. Não acredite em arrependimento, a pessoa pode estar tentando uma nova estratégia de dominação. Você para ela sempre será uma presa fácil.
E quais as consequências sociais dos relacionamentos abusivos? Relações frustradas, fracassadas, famílias desfeitas ou desequilibradas.
Ninguém é obrigado a suportar violência, seja ela qual for. Aprenda a identificar quando alguém tem potencial de te submeter a algo contra a sua vontade e se liberte ao primeiro sinal. Se existe um Karma em relação a vocês solte. Perdoe a pessoa, peça perdão pelo que possa ter acontecido no passado entre vocês e libere. Você merece se dar a oportunidade de ser feliz. Passe pela vida com prazer, alegria e diversão.
Vamos nos comunicar através das Redes Sociais!
Instagram | Facebook | Twitter é só procurar por @guaraciararoma 🌸
#guaraciararoma #guararoma #vibrationallifecoach #vibrationallifecoaching #frequenciasdebrilho #mana #thetahealer #terapeutavibracional #facilitadoradeconsciencias #Reiki #maturidadeespiritual #espiritualidade #balance #corpoemente #meditacao #fluxodivino #thetahealing #oracao #eradeaquario #forcatransformadora #cura
Comments